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Qualidade de Vida

Qualidade de Vida

A busca pela qualidade de vida envolve uma série de ações: relaxamento (massagens, meditação, lazer, etc.), atividade física regular e alimentação saudável. Para que o corpo funcione em equilíbrio são necessários mais de 44 nutrientes para cada célula do nosso corpo e se levarmos em consideração que renovamos diariamente mais de 50 milhões delas percebemos claramente como nosso organismo precisa estar bem nutrido e longe de toxinas (agrotóxicos, corantes, conservantes, adoçantes, poluentes ambientais do tabaco e do trânsito, dentre outros), além de evitar ao máximo alguns produtos alimentícios que de nada contribuem com nosso bem estar.

Dicas de alguns alimentos que não podem faltar em uma alimentação saudável e equilibrada:

Couve-manteiga, alcachofra, couve-flor, brócolis, repolho, mostarda, nabo, agrião, cebola, alho, rabanete e rúcula, além das infusões: dente-de-leão, chapéu de couro, porangaba, cavalinha, boldo, chá verde- Estes alimentos e chás auxiliam na destoxificação, ou seja, na eliminação de toxinas pelo fígado. Para fazer um efeito desejável, é necessário utilizar 3 xícaras de chá ao dia da folha escolhida.

Ácidos graxos essenciais (AGEs): Óleo de peixes de água fria, peixes de água fria (sardinha, salmão, arenque, cavalinha, etc), Sementes de linhaça dourada ou linhaça marrom orgânica, sementes de girassol, óleo de linhaça, azeite de oliva, castanha do pará, nozes cruas, avelãs, amêndoas, pistache... Os AGEs são fundamentais na formação das "paredes" das células, além de melhorar os níveis de colesterol total, melhorar hidratação do corpo, regulação hormonal, além de ter efeito potente como antiinflamatório.

Antioxidantes (combatem os radicais livres): Frutas e vegetais crus em geral são excelentes fontes de antioxidantes. Dar ênfase principalmente para as uvas roxas, romã, frutas cítricas (laranja, limão, acerola, tangerina...), cebola crua, gengibre e chá verde.
Boa hidratação é fundamental: Beber no mínimo 2 litros de água diariamente. Os sucos naturais também são boas opções para hidratar e nutrir suas células.
Dicas: Suco de abacaxi com hortelã, suco de acerola com folhosos orgânicos (couve, agrião, salsão, salsa...), suco de laranja com beterraba, suco de maracujá com cenoura, suco de melancia com limão e o poderoso suco de romã. Pode acrescentar gengibre em todos os sucos para potencializar o valor antioxidante (cuidado com àqueles que sofrem de gastrite por excesso de ácido clorídrico, pois o gengibre aumenta a liberação do mesmo). Estes sucos além de serem saborosos, são nutritivos, refrescantes e ajudam no equilíbrio corporal.

Estes produtos alimentícios só atrapalham o funcionamento do nosso corpo, portanto, evite-os ao máximo:

Refrigerantes normais/ diet ou light e água gasosa- o gás presente nessas bebidas acidificam a derme (camada intermediária da pele) que perde sua capacidade de reter líquido, ou seja, desidrata – piorando o quadro de celulite. Estas bebidas ainda possuem uma enorme quantidade de corantes, conservantes, adoçantes e outros aditivos como estabilizantes que só sobrecarregam nosso fígado, rins, etc.
Alimentos que retém água: sal, alimentos processados (enlatados), queijos amarelos, embutidos (presunto, blanquet de peru, mortadela, salsicha...), molhos shoyo e inglês, molhos prontos para salada, caldos e temperos prontos...

A lactose (açúcar do leite) também pode reter água, portanto consuma queijos e iogurtes com moderação.

Gorduras saturadas e trans: hambúrguer, salame, lingüiça, frituras em geral, tortas industrializadas, biscoitos recheados... Estas gorduras contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e conseqüentemente o aumento de peso, potencializando a celulite, além de aumentar a produção de substâncias inflamatórias.

Açúcar, doces, pães e massas refinadas- Estes alimentos além de aumentarem o aporte calórico da dieta, contribuindo para o aumento de peso, também aumentam a liberação da insulina, hormônio que aumenta a produção e volume das células gordurosas, principalmente na região abdominal. Estes alimentos também agem inflamando nosso corpo e "roubando" nosso Zinco (mineral fundamental no combate ao estresse).

Álcool – o excesso deste (mais de 3 doses/dia de vinho para homens e mais de 2 doses/dia de vinho para mulheres) leva a problemas no fígado com conseqüente aumento do colesterol total e triglicérideos, além de irritar todo o sistema digestivo (da boca ao ânus), diminui absorção de uma série de vitaminas e minerais e ainda aumenta a liberação de insulina, levando ao acúmulo de gordura na região abdominal.

Para finalizar o fumo leva a uma piora considerável da qualidade de vida e em relação à parte nutricional sabe-se que cada cigarro "consome" cerca de 60mg de vitamina C, fundamental no combate ao estresse e melhora do sistema imune.
Abraços e até a próxima dica das nutricionistas:

Por: Andrea Burgos e Deborah Vilela.

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